Frota Estelar Mato Grosso

Frota Estelar Mato Grosso
Esse é o símbolo da Frota Estelar Mato Grosso

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dispositivo de camuflagem de Star Trek pode tornar-se real



Diretamente do site da FFESP
Escrito por Almirante César
Ter, 01 de Fevereiro de 2011 19:40
Cientistas estão um passo mais perto de criar um dispositivo de camuflagem no estilo Star Trek depois de fazer um objeto visível a olho nu desaparecer pela primeira vez.

No passado, os pesquisadores apenas foram capazes de "camuflar" objetos microscópicos utilizando um extremamente complicado processo físico e somente nos chamados meta-materiais feitos em pequena escala.

Mas um novo estudo da Universidade de Birmingham deu um passo enorme para a frente, tornando um clipe de papel invisível - um objeto milhares de vezes maior do que nas experiências anteriores.

A pesquisa funciona usando cristais naturais de calcita, que tem uma extraordinária capacidade de flexão da luz.

Ao colocar os cristais sobre um objeto ele "salta" a luz ao seu redor tornando-o totalmente invisível a olho nu.

Dr Shuang Zhang, um físico e pesquisador principal da Universidade de Birmingham, disse:

"Este é um enorme passo a frente em que, pela primeira vez, a área de camuflagem é processada em um tamanho grande o suficiente para que o observador "veja" o objeto tornar-se invisível a olho nu. Ao usar cristais naturais, pela primeira vez, em vez de meta-materiais artificiais, temos sido capazes de ampliar o tamanho da capa que pode esconder objetos maiores, milhares de vezes maiores que o comprimento de onda da luz."

A nova técnica é limitada apenas pelo tamanho dos cristais formados naturalmente, cristais de calcita precisam ter até 6,5 metros de comprimento para que possam ser usados em um carro ou um veículo militar.

Também pode ser possível a fabricação de cristais com qualidades semelhantes.

Dr. Zhang disse: "As camuflagens anteriores tem sucesso a nível micro - muito menor do que a espessura de um cabelo humano - usando um nano ou micro material artificial composto. É um processo muito lento para fazer essas estruturas e também restringir o tamanho da área de camuflagem. Acreditamos que por meio de calcita, podemos começar a desenvolver uma capa de camuflagem de tamanho significativo que irá abrir caminhos para futuras aplicações de dispositivos de camuflagem."

A pesquisa foi publicada na revista "Nature Comunicações".

Fonte: The Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário