Frota Estelar Mato Grosso

Frota Estelar Mato Grosso
Esse é o símbolo da Frota Estelar Mato Grosso

sábado, 9 de abril de 2011

Spock, Sheldon e o guardanapo assinado por Leonard Nimoy

Matéria do site Incult Generation

















As referências a Star Trek não se resumem à similaridade entre Sheldon e Spock, nem às inúmeras menções que os meninos fazem sobre a série e os filmes de Jornada nas Estrelas, como também, recentemente, Sheldon diz “A vingança é um prato que se come frio”, ao Whil Wheaton de “Jornada nas Estrelas: A Nova Geração”, sendo que Bill Prady ainda pediu ajuda aos fãs, em seu Twitter, para colocar tal fala na série:

Klingons – Need an mp3 file with correct pronunciation of: bortaS bIr jablu’DI’ reH QaQqu’ nay’


Mas voltemos ao presente de Penny para Sheldon de Natal, ou Saturnália, segundo Sheldon, o que culminou com o milagre da Saturnália, segundo Leonard, em que Sheldon abraça Penny!



















Um guardanapo que serviu como catalisador de um dos momentos mais divertidos da TV nestes últimos ano foi leiloado para caridade por 1.100 dólares! Isso mesmo, o guardanapo autografado por Leonard Nimoy para Sheldon Cooper, que foi ao ar no episódio de Natal do ano passado.

Já é praticamente indiscutível que o personagem de Sheldon é inspirado em Spock e faz uma homenagem ao personagem consagrado por Leonard Nimoy em The Big Bang Theory. Sheldon expandiu o conhecido jogo “Rock Paper Scissors” para Rock Paper Scissors Lizard Spock”… Já o vimos encarnando o meio-humano/meio-vulcano Spock, oficial de ciências, na Feira da Renascença, na segunda temporada da série, já o vimos com cavanhaque (vide nosso artigo sobre o Evil Sheldon) na volta da terceira temporada da série, a menção à sua audição Vulcana, uma característica de Spock… já o vimos fazendo seu “Sheldon’s log”, em clara referência ao “diário do capitão” em Star Trek (Jornada nas Estrelas), pois todos haviam saído e Sheldon, o primeiro oficial fazendo o registro, em episódio recente em que os meninos foram “ver” a chuva de meteoros Leonid e Sheldon fica em casa e acaba ajudando Penny, que se machuca no chuveiro.







Devemos nos lembrar da importância que tal presente teve para Sheldon. Penny, no episódio de 15 de dezembro de 2008, praticamente tirou o chão de Sheldon, dando-lhe de presente de Natal um guardanapo do Cheesecake Factory autografado por Leonard Nimoy. Nimoy, o primeiro a interpretar Spock, e o ator que inventou diversas de suas características, como a “Vulcan salute” (Saudação Vulcana) e o “Vulcan nerve pinch” (toque neural Vulcano) (vide nossa FAQ) é o ídolo de Sheldon – então dá para imaginar a sensação que ele teve, ganhando um autógrafo dele! Se alguém duvidava disso, dá para ver o quanto Penny se importa com Sheldon por meio deste ato, pois para Leonard, o presente que ela deu não era nada realmente significativo, assim como o que ele deu para ela, os dois presentes tinham a intenção de fazer piada um com o outro (aulas de moto para ele e um kit de ciência para crianças, para ela).

Ao saber que o ícone de Star Trek também tinha limpado a boca com o guardanapo, Sheldon tem um ataque de emoção e diz:

All I need now is a healthy ovum and I can grow my own Leonard Nimoy! – Tudo que preciso agora é de um óvulo saudável e posso gerar meu próprio Leonard Nimoy!


Jim Parsons, em entrevista ao TV Guide, fala um pouco sobre a cena e o quanto foi divertido interpretar uma explosão emocional em Sheldon. No roteiro, havia poucas instruções de como Sheldon deveria reagir, algo como “ele abre o pacote…” “excited” (emocionado) “crazed” (enlouquecido) e Jim surgiu com a reação hilária de Sheldon, escorando-se no sofá! Fascinante, como diria Spock, pois “fascinante” é uma palavra usada por Spock, em Star Trek, sempre para coisas inesperadas.







O mais interessante é que, embora na hora em que a cena foi gravada, Nimoy não tivesse, na verdade, assinado o guardanapo, o ator fez isso depois que a cena foi gravada. A equipe da série enviou dois guardanapos a Nimoy para que ele o assinasse, como o segundo sendo para caso ele cometesse algum erro (Uma precaução ilógica – e apenas um dos guardanapos foi enviado por Nimoy).

O guardanapo autografado por Nimoy foi leiloado, como dito acima, por 1.100 dólares, na Cerimônia de The Beit T’Shuvah “Steps to Recovery” — um centro de tratamento residencial em Los Angeles para judeus com problemas com bebidas e viciados , a opção de caridade de Nimoy —, no dia 18 de janeiro de 2009, no The Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles.


Será que teremos algum dia a participação do próprio Nimoy em “The Big Bang Theory”? “Eu adoraria”, disse Chuck Lorre, “mas creio que o Sr. Nimoy está se aposentando agora. Ele realmente assinou o guardanapo. ‘To Sheldon, Leonard Nimoy. Live long and prosper’. Ele foi muito legal quanto a isso. Teve uma idéia de que aquele era o presente que Penny dava a Sheldon que o deixaria de queixo caído! Ele realmente ficou tocado com aquilo e nosso acordo com ele foi:

Por seus esforços, podemos, quem sabe, ganhar algum dinheiro para uma instituição de caridade de suas escolha.


Mas a grande pergunta é: Nimoy é um fã da série?

Não sei, admitiu Chuck Lorre. Mas agora eu sei que ele teve uma idéia do que se trata.

Nada confirmado, mas é algo possível, visto que Nimoy claramente tem um bom senso de humor quanto a seu lugar no panteão da cultura pop (vide suas aparições em “The Simpsons” como prova disso), parece que as estrelas estão em perfeito alinhamento para tal participação especial.


Artigo: Ana Death Duarte

“Vida longa e próspera!”

Um comentário:

  1. Muito legal xô mano!! O paralelo entre as séries é inegável e maravilhoso.

    ResponderExcluir