Frota Estelar Mato Grosso

Frota Estelar Mato Grosso
Esse é o símbolo da Frota Estelar Mato Grosso

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Star Trek e X-Men... juntos!!!

Crossover Star Trek X-Men

por Gustavo Leão, no site trekbrasilis.







Vou deixar uma coisa bem clara – eu adoro crossovers. Quando era apenas um garoto de 7 anos, na saudosa década de 70, o tesouro da minha coleção de gibis era o primeiro crossover entre a Marvel e a DC, o super álbum tamanho família Super-Homem Versus Homem-Aranha. Diabos, como eu gosto dessa historia! É e sempre será uma das minhas favoritas até quando chegar aos 80 anos (mas com corpinho de 20). E não consigo esquecer da fanfic brasileira "TrekWars", um crossover de Star Trek e "Star Wars" escrito pelo talentoso Roberto Martim Kiss, fanfic para a qual eu criei as ilustrações, desenhos dos personagens e várias cenas – bons tempos! Bom, vamos deixar de conversa fiada e falar do que eu já li ou ando lendo, sejam quadrinhos de qualidade duvidosa ou obras malditas como o Shatnerverso.

Foi com bons olhos que, em 1996, fiquei sabendo que a Marvel havia adquirido os direitos de publicação de quadrinhos de Star Trek e iria lançar a nova linha com um crossover muito especial – "Star Trek X-Men" !

Sim, é verdade. Os X-Men encontraram a tripulação da Enterprise original NCC 1701 quando a Marvel celebrou seu aniversário de 35 anos e a Paramount os 30 anos de Jornada. Para isso, foi criado o selo Paramount Comics e foi escolhido o crossover "Star Trek X-Men" como uma graphic novel de lançamento do selo. A Paramount Comics iria publicar "Star Trek Early Voyages" (as aventuras do Capitão Pike antes de Kirk assumir o comando da Enterprise), "Starfleet Academy" (as aventuras de Nog e cadetes da Academia), além de one-shots como "Mirror Universe" (uma seqüência do episódio Mirror Mirror). Mas voltemos a "Star Trek X-Men".

Investigando um problema próximo de Delta Vega, o planeta onde o melhor amigo de Kirk morreu após se tornar um mutante super-poderoso, a Enterprise encontra uma nave Shi’ar de outro universo (o universo Marvel) com problemas, que explode depois que sete formas de vida são detectadas e teleportadas para a Enterprise: uma equipe de X-Men com Ciclope, Fênix, Fera, Wolverine, Tempestade, Gambit e Bispo. Uma segunda nave, então, surge com o super-ser Gladiador, que proclama Delta Vega como território do Império Shi'ar. Escrito por Scott Lobdell e desenhado por Marc Silvestri e diversos artistas da Top Cow comics, "Star Trek X-Men" é divertido e cheio de tiradas brilhantes como o Gladiador dando um soco na Enterprise (“Esse sujeito deu um soco na minha nave”, protesta Kirk), duas equipes com dois Doutores McCoy (Bones e Fera) e Kirk cantando Jean Grey, apenas para descobrir que ela é casada com Ciclope. São dezenas de citações e referências para os trekkies e os marvetes, que deixam de lado o bom senso e a lógica dos X-Men no universo Trek e partem para a diversão pura e simples.

No fim, Kirk, Spock e McCoy e a equipe de X-Men se teleportam para Delta Veja para enfrentar o perigoso mutante Proteus, que se uniu ao corpo moribumdo de Gary Mitchel e com poderes ilimitados, jura destruir os dois universos. Como isso acaba? Compre a revista (ainda disponível em diversos sites americanos – mas, infelizmente, não disponível no Brasil) e descubra.

Star Trek The Next Generation X-Men Second Contact

O sucesso de "Star Trek X-Men" foi tamanho (e criou muita controvérsia), que a Paramount Comics resolveu repetir a dose com "Star Trek The Next Generation X-Men Second Contact". Desta vez, é a vez de Jean Luc Picard e a tripulação da Enterprise-E encontrar a equipe de mutantes da Marvel. A história é uma espécie de seqüência dos eventos do filme Primeiro Contato.

A Enterprise-E, após resolver os problemas com os Borgs no filme, abre uma fenda espacial para o século 24 e parte. Mas uma turbulência na fenda joga a Enterprise no século 20 do universo Marvel e Picard e seu grupo avançado precisam da ajuda dos X-Men (liderados por Tempestade estão Wolverine, Colossus, Noturno, Lince Negra, Arcanjo e Banshee) para encontrar o caminho de casa, já que os X-Men possuem acesso à tecnologia Shi’ar. Mas o monarca do tempo Kang, o Conquistador usa-a para tentar manipular a linha temporal e conquistar o passado. Isso cria versões alternativas da batalha de Wolf 359 e do futuro sombrio dos X-Men dominados por Sentinelas. Apesar de ser inferior a "Star Trek X-Men", ainda assim "Second Contact" diverte, ainda mais se você é um fã de Primeiro Contato (eu, que não sou trekkie, admito que não gostei do filme).

Mas os crossovers não param por aí. A editora Pocket Books, animada com o sucesso dos quadrinhos da Paramount Comics, lançou o livro "Planet X", escrito pelo grande autor de Star Trek Michael J. Friedman, em que novamente a tripulação de Picard se encontra com os X-Men. A história, sobre o surgimento de mutantes alienígenas no planeta Xhaldia, no universo de Star Trek, é interessante, mas nada de novo. O livro, que foi publicado no Brasil pela Meia Sete Editora em 1998, não é péssimo, mas, se você quiser se arriscar... bom, o problema é seu.

Na internet: Mile High Comics, Amazon.com

Fonte: site trekbrasilis

Um comentário: